Socio de algum Vespa Clube?
Vespa Clube de Lisboa (nr.50) e Vespa Clube de Gaia (nr.44)
Qual foi o teu passeio mais longo com uma scooter?
O meu maior passeio foi mesmo uma vinda de Londres para Portugal de...ET4. Estavamos em 1998, ano da Expo e o lancamento da nova Vespa para o mercado europeu. Ouvi um anuncio na Antena 3 em que seriam seleccionados os 50 melhores textos sobre a Expo 98 e os oceanos , um dos meus textos foi ganhou e depois fui prestar provas para a Serra da Arrabida. Diga-se de passagem, que as provas de orientacao e fisicas nao correram muito bem, mas tive a sorte de terem-se apercebido que tinha experiencia em viagens de Vespa (eu falo muito...) La fui um dos 8 portugueses a ser convocado! Em Londres, onde nos esperavam 5 Vespas novas portuguesas assim como 8 ingleses, 2 irlandeses e outras tantas Vespas.... passamos por varios paises da Europa (Franca, Belgica, Luxemburgo, Alemanha e Espanha). Chegamos a Lisboa: 60 pessoas e umas 40 Vespas para a inauguracao da Expo. Foi uma experiencia unica, tanto mais que tinhamos tudo praticamente pago! Excepto tabaco e bebedeiras...Fiquei tambem a gostar da ET acho-a excelente para cidade, fora isso...
Ja ficaste apeado alguma vez?
Infelizmente, ja fiquei uma vez! Foi em 2003, perto do Pombal, o gang tinha uma tenda montada no Lourical no parque de campismo O Tamanco. (Excelente para fazer uma concentracao invernal!) e fomos ate Leiria ver o Vespa TT, no regresso a Sprint calou-se num semaforo. Parecia agarranco, mas depois de abrir o motor em casa, vi que foi o retentor da cambota que saiu fora... partiu mesmo! E o que faz nao mudar os retentores a motores comprados em segunda mao...O motor era de uma Px125, com o cilindro da 150 Sprint Veloce!
Sabemos que es um adepto do tunning nas scooters. Qual foi o teu projecto mais bem sucedido?
Tunning...so mesmo a minha ex-50s "racer"...com o polini 130 + iva! Deu na cabeca a alguns pilotos e a outros menos pilotos! Deixou muitas aceleras e DTs paradas nos semaforos! Fiz Maia-Evora, Maia-Leiria, Maia-Viana do Castelo sem grandes problemas... Muitos agarrancos...mas nunca fiquei na estrada! A nao ser por falta de gasolina...Aquela cabra, bebia mais que eu! O unico senao...desmontava-se toda. Os entendidos diziam que era das vibracoes!!
E aquela historia do projecto Hardcore? Aquilo parece mais um motor de cortar relva...
Nao! Tem mesmo um motor de uma Vespa Rally 200... foi a ideia mais marada que tive. Certo dia, virei-me pro meu socio da Horta, meti-lhe um quadro a frente dele e disse-lhe; "Daqui vai ser uma Vespa e as pecas tem que estar todas aki na Horta!"(n.r.:ver o site: http://www.hortadasvespas.com) ...Dito e feito! Segundo as minhas contas, na epoca aquilo ficou por pouco mais de 100 euros! Foi um projecto conjunto, as ideias nao foram so minhas. Deu-nos muitas dores de cabeca, mas uma satisfacao total. Nao so, por ver uma Vespa unica, montada e a trabalhar. Mas tambem pelo reconhecimento nacional e internacional. No Eurovespa, chegaram-me a oferecer dinheiro por ela!
Actualmente e devido ao projecto Hard Core, sou membro dos Hardly Rideable e Portuguese chapter, daquele prestigiado grupo (n.r. ver site http://www.hardlyrideable.co.uk).
Muito incomodo conduzir tal coisa, chegas a um ponto em que deixas de sentir os bracos e as pernas!! Este projecto tera melhores dias, assim que conseguir arrumar "a casa".
E o tal projecto de sonho? Podes revelar?
Claro que posso! Eu nunca penso num projecto de cada vez, mas em varios ao mesmo tempo... Para este ano ainda deve sair uma PK. Vai-se chamar "old school"! Porque eu comecei a minha vida de vespista com uma PK. E porque sera verde alface, a cor que me distingue desde os anos 90, no vespa TT e agora no trofeu Vespa, e tera a particularidade de ser um misto das varias geracoes de PK. Com um motor que me deixou saudades.... o polini 130 da minha 50s!! Tenho tambem em mente, fazer uma replica da GS 160 com a 150S espanhola. Mas o projecto da minha vida sera: a VB1. Mas este ainda nao posso revelar nada pormenores. Apenas que sera como o tipo Hard Core. Uma coisa unica! Mas neste caso, sera uma full frame, nada de cortes, nem pinturas rascas a spray...Vai ser uma coisa muito "pro" e que envolvera muitos euros...uma coisa de gajo adulto! E tera como tema
"as inspecoes nas 2 rodas " e como lema "too much fun to be legal" para entendedor, meia palavra basta...
Qual a Vespa onde gastaste mais tempo e dinheiro? Algum arrependimento?
Foi numa Rally 200... comprei-a na Figueira da Foz, ainda no tempo das vacas magras, em 1995-1997, por 50 contos. No final ficou no total por cerca de 240 contos. Muitos cromados, pintura pipi, mas muita vibracao e total desconforto. Para quem estava habituado a andar de PX 125...Ainda nao havia a febre das"vespas antigas" e eu queria despachar aquilo e comprar uma 50s...Vendi-a por 300 contos, a um presidente de junta de freguesia ali pros lados de Lamego. E soube, a meses, que ele ainda a tem e esta muito satisfeito. Porque a usa diariamente e nunca teve problemas...feliz da vida! Arrependido, eu? Sim... por a ter vendido!
Se a Isabel Figueira te pedisse para dar uma voltinha na tua Vespa?
Pedia-lhe desculpa, com delicadeza e dizia-lhe que a Marta Orfao (a minha namorada) esta a frente!
Qual a pior cor que uma Vespa pode ter?
Dificil dizer apenas uma cor... Eu sou conhecido por ter Vespas de cores esquisitas. As cores das minhas Vespas sao mesmo a lupa. Porque tenho a certeza que mais ninguem vai ter uma igual! Mas o amarelo, vermelho e azul claro, sao cores que estao mesmo OUT...E ir a uma concentracao e conta-las!!!
Qual foi a scooter mais incrivel que viste na vida?
A mais espectacular... varias! Eu sou leitor e assinante da Scootering Magazine. E la podes ver de tudo. Ja fui a varios Eurovespas e tambem ja vi coisas incriveis. Mas uma que me tira do serio: uma Vespa Acma, com chassis identico a VB1, VL, etc...que pertence a um frances Bad Man. Pena...ser amarela!?
Iniciaste-te recentemente nas corridas do Trofeu Vespa. Como esta a correr a experiencia? Tens alguns apoios monetarios, patrocinios?
Correr no trofeu Vespa era um sonho antigo... ja do tempo em que via na Motojornal nos fins dos anos 80, o entao Trofeu Vespa Lubritex. Este trofeu esta a ser espectacular! Ando la so mesmo para gastar gasolina e pneus! Quero curtir a minha, dar gas quando posso...A prova de Sines, foi um bocado esquisita. Uma vez que choveu, e eu nao sou piloto de chuva. Nem piloto, nem condutor de chuva! Detesto chuva!! Logo nos treinos, testei o asfalto! Na prova em si, tentei acompanhar os pilotos da frente. Mas nao sei bem o porque, mas na segunda curva eles ja iam longe!
Vamos ver como corre a proxima em Vila Real. E ver se o pessoal "atina" porque acima de tudo, andamos la para nos divertir...
Nao tenho apoios monetarios. E o meu unico patrocinio da Omni que me da umas roupinhas para usar. Um apoio muito bom, porque a OMNI defende determinados ideais, que eu defendo e tem umas ideias muita a frente!
Qual a melhor estrada para um belo ride/passeio? Sem duvida a N15 que liga Amarante a Vila Real...estrada de montanha em plena Serra do Marao. Aviso: e necessario ter uma Vespa que ande bem e trave melhor! Para poder disfrutar as curvas!
O que e para ti, ser Vespista?
Acima de tudo, ter uma Vespa. Depois, conhecer um pouco a maquina que se possui. E tentar connhecer a dos outros, saber chamar o modelo pelo nome e nao por ter somente "2 bancos"!? De preferencia, deve frequentar actividades vespistas e ser socio "praticante" de um Vespa Clube...Actualmente, existem mais Vespistas que nunca. Mas continuo a poder conta-los. Os outros, os falsos Vespistas, daqui a uns anos quando a moda passar, ja nem sei quem eles eram!!!
Para finalizar, gostaria de dizer umas coisas... Ja que tocaste neste tema...
Tenho saudades dos bons velhos tempos. Tempos esses, onde eramos poucos, mas bons e toda gente se conhecia. Antigamente, tambem se andava de Vespa e por vaidade! Mas era uma vaidade sincera e humilde. E nao existia a vaidade que agora existe!... Vaidade essa, que me tem desmotivado um pouco. Porque as vezes quando estou numa concentracao...e parece que fui ao circo! E eu que nao gosto nada de palhacos!!
O Mexe tem na sua Horta: duas 50s (de 1964 e 1971) , 50special (de 1978) , duas PK50 (de 1988 e 1990) , 125
TS (de 1978) , PX125 (de 1987) , 125 T5 (de 1988), 150 Sprint (de 1969) , 150S (espanhola) (de 1965) ,
150 VB1 (de 1957), Rally 200 (de 1975) (a tal do projecto Hard Core)
Tuesday, April 05, 2005
Subscribe to:
Comment Feed (RSS)
|