Tuesday, February 14, 2006

Prova do Litro - Relato de um ''quase-participante''...

Saí de Leiria às 8:45 de sábado! Viagem sozinho até Setúbal sempre acima dos 110km/h, que já ia atrasado! Não é muito? Pois, devem pensar que a GranTurismo anda muito :D ...

À chegada a Setúbal, rever todos aqueles amigos de longa data, fez-me esquecer que tinha dormido pouco, que tinha feito uma viagem sempre a "queimar", que estava gelado... tudo isso! Ali estava-se bem, estava com os meus amigos... Tróia ficava do outro lado do Sado e esperava por nós para nos proporcionar um muito agradável e quente sábado de final de Inverno. Foi um dia impróprio para Inverno. Esteva um calor abrasador!



Trinta e poucos vespistas esperavam ansiosos por ver as vespas a rolar e descobrir qual é que tinha menos problemas "com a bebida". Das mais antigas às mais recentes, das fraquinhas (mas económicas) 50’s às "bêbadas" PX200! Todas as vespas, realmente vespas… sim porque as 4T ficaram impossibilitadas de participar porque não havia maneira de tirar a gasolina das GT’s e da gasolina da LX acabar! Uma das GT’s foi a minha… A ideia consiste em retirar toda a gasolina do depósito e das tubagens até ao ponto da vespa se ir "a baixo" com falta de combustível. Depois são todas abastecidas com a mesma quantidade de combustível (neste caso 33cl, bem medidos por uma garrafa de Sagre Preta!).


E arrancam… a "competição" consiste em conseguir fazer o maior número de quilómetros! E acreditem, as vespas são mesmo capazes de fazer o inacreditável... Uns baixados, quase que enfiados de baixos dos legshields... outros a fazer todo o tipo de macacadas para animar a malta... outros a abana-la para um lado e para o outro (?)... outros aos pulos em cima da vespa (??)... velocidades na ordem dos 20-30km/h… tudo era permitido para tentar fazer chegar as vespas o mais longe possível. É lindo ver como com coisas tão simples nos divertimos tanto! Realmente nós vespistas, somos uma “raça” muito estranha!



As PX200 foram as primeiras a mostrar a sua famosa “gula”... depois as T5’s e as Rally’s... depois as PX125... depois as Sprint’s, GTR’s… as PK’s e quando tudo parecia indicar que a vencedora iria ser uma FL2 com 19km percorridos, passa por esta uma velhinha VBB! E só parou 3km depois! Estava achada a vespa vencedora...



Saiu vencedora uma VBB, propriedade dum vespista do Cabeço Verde, que conseguiu o feito de 22km com apenas 33cl!!! O que dá uma super-média de aproximadamente 1,5L/100km! Lindo! A seguir foi tudo para o tacho que a barriga já à muito que dava sinal de fraqueza… No final do almoço/lanche uns rumaram a Lisboa, e outros foram ainda “provar” um moscatel, mas desta parte não me posso pronunciar pois já não estava presente. Ainda tinha muito km’s pela frente… Cheguei a Leiria por volta das 23:30, completamente gelado e ainda fui dar os parabéns a um amigo meu que fazia anos...

Fica para sempre registado na minha memória aquela que foi a minha primeira “Prova-do-Litro” e o prazer que tive em viver ter vivido este dia...

Os meus parabéns ao Vespa Clube de Lisboa que mais uma vez mostrou do que é capaz. Estes homens sabem o que fazem e fazem-no realmente muito bem. À organização o meu MUITO OBRIGADO!