Numa das minhas incurssoes ao Lidl, muito por culpa de uns certos queijinhos e fatiados que fazem o meu pequeno almoço mais completo e por entre os tomates e os congelados deparei-me com a tal promoçao dedicada ao motociclismo.
Quando me aproximei da respectiva bancada central (onde costumam estar estas fantasticas utilidades) e de volta dos capacetes, mochilas, protectores de coluna, cintas para os rins, cadeados, fato para a chuva, capa para mota. Ja estavam uns tantos jovens reformados e alguns tecnicos de pintura de construcao civil em descanso laboral para almoço.
Aquilo mais parecia a criançada a volta das prendas na noite de natal. Ja so havia dois capacetes (que passavam de mao em mao sob olhar atento e conhecedor), as capas da chuva, talvez devido aos ultimos pingos recentes, nem ar delas?
Meti-me tambem naquele barulho e descobri umas meias de motociclista a 9.99 euros (estes senhores do Lidl, sao tao psicologicos no preço) em elastano, respiravel e impermeavel com costuras planas num forro quente e aveludado.
Mas ali mesmo ao lado, estava o Termometro multifuncoes (que para alem de nos dar horas, mede a temperatura no interior e no exterior!?). Fiquei a pensar para que modelo de motociclo se destina aquele artefacto que funciona com uma pilha AAA (vendida separadamente). Sera para aquelas scooters de gaiola da BMW? Ou sera para aqueles micro carros, que se vendem aos senhores que nao tem a 4 classe, ao preço de 2 utilitarios. No meio daquela bancada, la encontrei outra inutilidade fantastica, uma Balaclava a 9.99, respiravel e impermeavel com forro quente e macio, segundo o que vem na caixa e na publicidade incluida no Dica da semana, esse semanario cheio de informaçoes uteis, igualmente suportado pela cadeia de supermercados. Uma outra manobra psicocologica para contornar a lei da publicidade nos domicilios privados. O que seriamos nos sem o Lidl?
No Lidl, sinto-me muito mais europeu que no Carrefour ou nos Modelos Bonjour. Aqueles mosaicos baratos no chao e as batas azul forte e amarelo dos empregados, faz-me sentir como se tivessemos num filme polaco da era comunista.
Ja agora, se voce acha que os precos do Lidl sao dos mais baratos do mercado. Saiba como.
O grupo alemao Attac tem vindo alertar a consciencia dos consumidores alemaes e europeus e explica alguns dos segredos deste enorme bicho que se chama Lidl e que esta a matar o comercio tradicional e a criar empregos miseraveis.
Ainda nao usei a balaclava, mas ja me sinto um guerreiro anti-globalizaçao.
Thursday, March 09, 2006
Por entre queijos e bananas
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