Thursday, April 06, 2006

Febras, mas poucas!


A temporada Primavera/Verao na cena vespista ja arrancou e com ela uma enormidade de "pseudo-eventos". Passo a explicar: arranja-se uns bons quilos de febras, um local com assador, uns litros de tinto e cervejol e inventa-se um passeio pelas redondezas. Faz-se um preço de inscriçao e tudo o que vier é lucro para a organizaçao.
Nestes ultimos anos assistimos ao surgimento dos chamados Vespas Clubes Cogumelos. Nascem de um dia para outro, num nucleo de amigos, por entre dois dedos de conversa e umas cervejas. Para que? E com que funçao? Para divulgar o mundo vespista? Para fazer inveja ao grupo de vespistas do lado? Para que vale fazer mais de 200 quilometros para ir a um local distante, num "evento" que nada tem a oferecer que umas bifanas e cerveja? Uns podem responder que sera motivo suficientemente forte para sair de casa outros dirao, que o convivio o reencontro de velhos amigos, a troca de experiencias sera uma boa justificaçao... Que experiencias?! O restauro parolo de algumas vespas? Com cores e invençoes inarraveis? Tem a sua piada, tambem. Mas valera a pena fazer uns bons quilometros cada fim-de-semana para ver a mesma malta que apenas se passeia ao domingo e se pavoneia por ter mais de 10 modelos de Vespa la na garagem?
E mais ainda, acho totalmente errado apelidar de "concentraçao" a um encontro Vespista. La por andarmos na mesma estrada e sobre duas rodas, nao quer dizer que nos apegamos a terminologia e codigos "motard". Nao teremos capacidade inventiva e ate cultural para nos demarcarmos desse outro mundo tao fantastico quanto veloz? Impressao minha ou apenas o pessoal contenta-se com muito pouco?