Wednesday, February 28, 2007

Kaiser Chiefs no Cais do Sodre

Kaiser Chiefs

Por volta de 2005 chegava-nos um punhado de singles bem ritmados. Afinal a brit pop está bem viva! Os Franz Ferdinand eram considerados os salvadores da brit pop pela imprensa musical inglesa. Mas assim de levezinho e ainda que a secundar o sucesso quase imediato dos escoceses, os temas "Everyday I Love You Less and Less" e "I Predict a Riot"tornam-se verdadeiros hinos. Quase que criados propositadamente, para serem cantados em alta voz com os pulmões a saírem cá para fora. Não existem muitos temas assim, que provoquem igualmente uma reacção cutânea. Um misto de pontapé no ar e arrepio na espinha, tão a ver?
Tudo muito físico, mas por vezes sentimental. Acalmem-se meninas que estão a ler isto. Pois, esta música não existiria sem vocês. Nas letras estão reflectidas: os amores, os desencontros. Aqueles momentos intímos partilhados ao máximo. Como se quer.
Eis a verdadeira inspiração destes rapazes de Leeds, que se consideram igualmente scooteristas á séria. Quatros elementos têm várias Vespas e Lambrettas nas suas garagens de Leeds. Igualmente óbvia, a forte inspiração, a bandas míticas do movimento mod como The Kinks, Buzzcocks, The Jam e aos Blur principalmente na fase Parklife.
Os Kaiser Chiefs fazem parte daquelas bandas recentes que conseguiram recuperar para a música actual, um refrão forte, guitarras q.b. e um ritmo dançável. Afinal, a pop é feita destas coisas também. Em contraste para baladas mid tempo desenhadas em laboratório, para funcionar na rádio e encher os bolsos a uma indústria que precisa de muito alimento($).
Oi Maroon 5, olá My Chemical Romance, olé Robbie...
Employment (2005) o álbum deles como mais sucesso até a data, conta histórias que nos revelam os detalhes pessoais do dia a dia, combinando com uma certa critíca social. Não foi por acaso, que este quinteto, chamou para a produção o mago dos botões, Stephen Street que produziu igualmente Blur no passado. Os Kaiser Chiefs roubaram o seu nome de uma equipa muito popular de futebol sul africana. Nada de segundos sentidos. E finalmente estão de regresso com um álbum novo Yours Truly, Angry Mob na bagagem, que tem data de lançamento para estes dias de Março. A ver vamos se conseguem fazer melhor que Employment. Para já, fica o single que atingiu esta semana, o número um do top britanico. Ruby, é daqueles temas que não sai do ouvido á primeira audição e se revela um tema excelente para nos acompanhar uma ida a praia..de vespa, claro!



Este tema dos Kaiser Chiefs pode ser ouvido este sábado na nossa festa...

flyer_back_to_scandy