Monday, March 12, 2007

Rolar por ai...mas nunca ao Domingo!

Tiago aka Paco a caminho de Tarifa

Lentamente o bom tempo começa a surgir. Já cheira a Primavera. As temperaturas andam pelos 17 ou 20º, o vento sopra educadamente. Apesar de hoje, termos voltado as nuvens, o próximo fim-de-semana vai estar igualmente bom para Vespar. E que saudades tenho de passar um dia inteiro a rolar com as nossas Vespas. Aquela cerimónia de acordar de manhã, olhar pela janela, ver o sol a convidar-nos, a tirar a Vespa da garagem, ir a bomba mais próxima e atestar o depósito. Chegar ao local combinado, reencontrar os amigos, também eles havidos de fazer estrada na maioria das vezes sem um local destinado, apenas o prazer de ir... de "vespar" por ai. Que prazer...
Este fim-de-semana, o gang reuniu-se num churrasco igualmente bem passado. O Manel das Vespas fez anos e reuniu alguns amigos, o passa-a-palavra funcionou na base do sms apenas na sexta feira a noite. Como podem ver coisa combinada ad-hoc. Como eu gosto. Mas sábado a tarde no local combinado, o mesmo de algumas semanas atrás, estavamos no Parque ar e sobre rodas ali em Monsanto junto ao skate park. Foi o local escolhido e que pode tornar-se um dos poisos habituais da malta. Uma bela tarde. Houve também uns membros mais afoitos que não dispensaram o dia de praia e lá foram estrear o calção de banho com tendência Verão '07. Não perguntem as cores da moda deste ano. Depois do bbq do Manel que teve honra de bolo de anos com uma moto e tudo, outro cromo tb fazia anos, o nheca man, Tunes. E lá fomos, para a mais famosa cave de Entrecampos para mais um alegre convívio. De festa em festa, lá fomos nós. Que chatice! Que canseira...
No dia seguinte, ainda tentei ligar a alguns vespistas mas nada. E lá fui eu, dar uma volta até a Ericeira, tendo como companhia o Charly na sua P altamente renovada e bastante Racer. O rapaz vive nas redondezas e já tem a sua P quase afinada para a expedição ao maior meeting scooterista da Europa que acontece na Ilha de Wight em Agosto próximo.
Pausa para um café na praia da Foz do Lisandro. Cheia de gente stressada e pequenada a brincar na areia.
Muito trânsito domingueiro, aquele passeio dos tristes que gostam de ver a praia de dentro do carro.
E ainda tive tempo para levar com um carro em cima, um senhor lembrou-se de virar de direcção, não assinalando a mudança de direcção a esquerda. Valeu-me que eu ia devagar e não houve problema maior. Um sustozinho. Apenas uma riscadela feita pela maneta do travão da frente na carrinha, que pertencia a uma empresa conhecida de elevadores.
Esta mania de andar com o "carro de empresa" ao fim de semana só mesmo os tugas campeões do poupanço!
Apenas um susto e a perna com um pequeno arranhão. Nada que já não esteja habituado. Condutores que travam em plena via, para melhor visualisar a placa de direcção ou moradias a venda... Quem vem atrás que se lixe!
Podes apanhar de tudo, na estrada, com os condutores domigueiros. Mas o melhor ainda são as cuspidelas, maços de tabaco ou cigarros acesos. Mas já fui alvo de garrafas de água vazia e até fraldas para bebés... Que perícia daquela mamã orgulhosa que consegue mudar a fralda do rebento em pleno andamento?! Para ajudar a compor o cenário idílico, temos de contar igualmente com os motards domigueiros. Essa fauna igualmente maravilhosa e imaginativa. Que tem apetência para ultrapassar vespas em plena ultrapassagem e outros feitos qual Mad Max-lá-do-bairro. Uma verdadeira batalha para mostrar que a minha moto tem mais cilindros que a tua Vespa e impressionar a namorada que vai em pánico no banco de trás a rezar para que "a corrida" acabe bem.
E ia-me esquecendo de contar outro episódio simpático que me aconteceu. O Charly e eu tinhamos parado para apertar o escape da P dele que tinha saltado. A minha Sprinter, estava estacionada na berma, junto a um daqueles micro carros...Vai dai o senhor condutor, entra naquela coisa que alguém genialmente intitulou de "micro car" - meteu a marcha atrás - e se não fosse o Charly a avisar o idoso...tinha-me varrido a mim e a Sprinter! Na boa..."ahh eu tava a ver!" disse o micro condutor experimentado.
Enfim, aquelas histórias normais que acontecem principaçmente aos domigos solarengos e especialmente junto ao mar...
O dia valeu pelas curvas fantásticas a caminho da aldeia do Gradil, a contornar a Tapada de Mafra. E completaram um fim-de-semana perfeito para rolar de Vespa.