Thursday, July 12, 2007

Young Birds Fly (mod's em filme)


Se em livro já surgiram várias obras interessantes e bem explicativas sobre o movimento mod, nos filmes a coisa ainda dá os seus primeiros passos, apesar da tentativa de Julien Temple em 1986 com Absolute Beginners, que tinha tudo para se tornar um filme de culto ou um sucesso de bilheteira e veio a revelar-se num fracasso comercial. Nem por isso contribui as presenças na excelente banda sonora de David Bowie, Sade, The Style Council e Gill Evans, Jarry Dammers ou mesmo as interpretações do próprio David Bowie, Patsy Kensit (ai a Patsy!!) e Ray Davies (icone e vocalista dos The Kinks) entre outros actores. Temple, aliás optou pelo caminho mais dificil, fazendo uma filme musical inspirado na obra dos anos 50 de Colin MacInnes. Recentemente foi estreada a peça de teatro inspirada nesta obra clássica, como noticiamos aqui, a uns meses atrás.
Aliás tenho de rever este filme brevemente, pois o tempo tem destas coisas, alguém me dizia no outro dia, que este filme se tornou finalmente num cult movie passados mais de 20 anos após a estreia.
A temática mod nunca foi totalmente compreendida pela generalidade das pessoas que tratam por tu a cultura pop. Existem várias explicações para isso. Os ciclos em que o movimento teve maior visibilidade e impacto social, principalmente em Inglaterra, nos anos 50 e 60 e posteriormene no início dos anos 80, impulsionado com o filme Quadrophenia de 1979. E desde o final dos anos 80 o movimento rave e cultura dj, tem ocupado as páginas da imprensa, maioritariamente focam apenas sobre o lado hedonista e onde o consumo das drogas quimicas surge como a novidade e o perigo que se alastra para toda a sociedade, constantemente passa o olhar de uma juventude alienada que não tem referências politicas ou sequer religiosas. Tudo tretas para vender papel. A cultura pop nasceu com o modernismo no final dos anos 40. A dança, as roupas as drogas e todos os exageros, exitações e exaltações são próprios de uma juventude que acorda para a vida. Em qualquer geração. Ou que tem de sobreviver aos códigos e condutas próprias de uma comunidade que tem como cenário as grandes cidades, também elas cada vez mais multiculturais, efervecentes e cada vez mais massificadas em termos de cultura e informação.
De vez em quando lá surge alguém a levantar o pano e a tentar ilutrar esta realidade, a indentidade da modernidade na sua essência mais pura, as suas preocupações e até a própria ingenuidade no universo juvenil. Parece que se trata disso, neste filme Young Birds Fly, uma produção independente realizado pelo jovem cineasta Leonardo Flores. A sinopse do filme conta:

"Young Birds Fly" traces the wonder, discovery and disappointment of the contempory Los Angeles Mod/Northern Soul movement through the eyes of a quiet teenage girl named Jill.