Thursday, August 09, 2007

Movin on Up!!

CIMG0158


O Verão tem destas coisas, andamos na estrada para cima e para baixo, apanhamos calor, frio muito sol ou muito vento. Mas de vez em quando surgem encontros inesperados. Não falo dos desagradavéis, desses mais vale esquecer. Isto para vos contar que tenho andado na estrada. Na passada semana, estive em Troia/Comporta a convinte do PêPê para uns dias de praia. Quem tem amigos assim tem tudo! O Pêpê é grande (e ele sabe) e mais uma vez me recebeu na sua casa de praia para uns dias de praia. Belos mergulhos.
Mas como não posso ficar muito tempo parado, o formigueiro deu-me para regressar a estrada e lá fui eu para S. Pedro do Sul, mais propriamente Carvalhais, onde decorria o Festival Andanças, mais malta amiga andava por lá e nunca tinha ido a esse festival que diziam ser muito animado. E é. Sem mapa, carregado com tenda e saco-cama, optei pelo caminho mais longo (e o que conhecia...) Lisboa, Alenquer, Rio Maior, Torres Novas, Tomar...até aqui tudo bem. Algum vento lateral que atrasava a marcha que se pedia mais vigorosa e rápida, pois eram já 16 horas e não sabia quantas horas mais pedia a estrada. E detesto rolar "a luz das velas" da Sprint. Não se vê um boi, nem niguêm me vê! Em Condeixa, lá fiquei com o depósito vazio...o que vale era sempre a descer até a bomba mais próxima... era, porque ainda empurrei a Vespa um pouco. Nada de especial. E ficou registado a minha primeira vez sem gasosa com esta Sprint. Condeixa-Coimbra foi num pulo e depois sempre a fundo pela IP3 até Viseu. Cheguei a Viseu num instante, acho que esta cidade tem mais rotundas que Albufeira, senão entrou no Guiness já deveria estar lá inscrita como a cidade com mais rotuundas no mundo! O portugueses são exímios nestes recordes. Viseu, atesto mais um pouco, ainda não sabia que me esperavam mais curvas e mais curvas, sem luz na estrada...valha-me os traços no piso! E lá dei com a terrinha do Andanças. Andei por lá uns 2 dias e já chegou de calor e concertinas, canecas de aluminio e jovens universitários mascarados por uma semana. Urban freak, ces't chic! Muito calor e sempre a mesma música. Já apanhei a minha dose de digideridou's, trapos batik... Fuga que já é tarde!! Um outro conhecido vespista lá andava também...fez Lisboa Viseu em 4 horas apenas! Eu acredito. Pois o rapaz tem muita pedalada!...
E regresso á estrada. Optei por ir até a Figueira da Foz, pela fresca...a Vespa vinha a andar muito bem. Paragem aqui, paragem ali para desmoer os ossos e ver as vistas. Mais uns stands de automoveis...para variar! Comprar oleo 100% sintético no Intermarche. Manhoso...mas baratinho. A ver vamos, se não sai caro! Que saudades vou ter do oleo do Carrefour.
A N1 deveria estar no Guinness por ter mais stands a beira da estrada. No final da N1, ainda indeciso por apanhar A1 em Aveiras ou seguir por Alenquer e demorar duas horas a percorrer Vila Franca, Alhandra, Alverca, Forte da Casa, Povoa...Mais rotundas e sinais luminosos, um desatino que estraga qualquer regresso a Lisboa. Num cruzamento, no meio do nada, dois vespistas...era o Pedro Pinto na sua Rally e o Filipe Paz na sua 125 GTR, ambos se encontraram ali por acaso, o primeiro vindo da Torreira-Aveiro e o Filipe vinda da Figueira. E eu?!...Eu vinha de Viseu! Encontro assim, ali mesmo junto as placas. Optamos por vir todos juntos, pela N1l que percorre os subúrbios mais feios de Lisboa. Uma estrada a evitar, pela sua demorosidade.
Para a semana vou para a Costa Alentejana, sempre com a minha Vespa, se alguém dai tiver entre Odeceixe e Sagres para a semana, que me diga algo! Ainda vou passar na melhor pizzaria do Alentejo na Pedralva, praia da Arrifana...por aí sem destino e sem pressas.

Abraços e boas férias a todos!