Tuesday, September 11, 2007

A parka...



A parka, um uniforme militar usado pelas tropas norte americanas desde os anos 60, é outro dos must have num guarda-roupa de um mod ou scooterista que se preze. Tornou-se um símbolo dos Aliados e uma poderosa vestimenta para proteger da chuva e do frio nas viagens de Vespa/Lambretta pelas ilhas inglesas. Outro dos motivos era um acessório que os protegia os seus valiosos fatos feitos a medida por alfaiates locais e as respectivas gravatas de pura seda. Igualmente era acessivel a todas as bolsas. Mas a parka tornou-se rapidamente num simbolo para os mod's se demarcarem do inimigo, que eram a malta dos casacos de cabedal, os rockers e as suas bikes.



O modelo de parka mais popular é a famosa parka fishtail usada pelo exercito norte-americano, o modelo M51 desenhada para a Guerra da Corea, ao contrário dos modelos anteriores M48, a primeira parka militar que tem um corte simétrico, esta apresenta uma espécie de corte tipo rabo-de-peixe, desenhada para proteger as pernas da chuva e destaca-se dos outros modelos por ter capuz com pêlo.



No final dos anos 60, devido aos anos hippies e ao movimento anti-guerra foram um pouco postas de parte. Mas no final dos 70, com o filme Quadrophenia de 1979, uma nova geração de scooteristas adapta novamente a parka para uso diário.
De lá para cá, a parka militar de cor azeitona ou verde seco, acaba por se tornar um símbolo da vestimenta mod, agora impregnada de patchs alusivos aos grupos scooteristas locais, bandas musicais ou emblemas bordados com motivos alusivos a este estilo de vida. Fiquem a saber que as parkas originais norte-americanas, as US M-51, a M68 a famosa fishtail, estão a ser licitadas em leilões em Abril último, pela módica quantia 956 doláres, outros modelos estão a venda por 400 euros. Quem não quiser gastar tanto pode optar por uma repo, uma réplica igual a preços bem mais acessíveis.

A vida tem destas coisas. Uma tarde destas recebo um telefonema da Carla Belchior d'A Outra Face da Lua a dizer que tinha uma cena com Vespas e que eu ia gostar. Sai de casa, saltei para a minha Vespa e lá fui diretinho para a Baixa. E não é que no meio do último carregamento de roupa vintage da Outra Face da Lua, vinha ali uma surpresa cheia de história?!. Nada menos que um colete camuflado com imensos patchs e emblemas bordados com motivos scooteristas. Esta peça de roupa pertenceu possivelmente a um scooterista convicto alemão e estão ali pedaços de história dos anos 90, viagens, encontros/scooter run's como lhes chamam lá fora, pois alguns patchs de Scooter Run's estão datados de 1992 a 1995, na zona de Munique e outras cidades do sul da Alemanha.





Uma prenda bem a tempo, pois acabo de adquirir uma parka novinha em folha, uma dica preciosa do sr. Pedro "42" Ferreira. Trata-se de uma parka militar, feita na Checoslováquia, com forro e capuz amovivel, perfeita para rolar de Vespa. Aliás este modelo da fábrica Otavan em Trebon, já pode ser considerado o nosso modelo de parka oficial dos mod's nacionais, quer pelo seu corte e tecido impermeavel contra o frio e intempéries, aliado ao preço justissimo, apenas 25 euros!

Próximo passo, é personalizar a mesma com patch's scooteristas...guardem espaço para o patch do Vespa Gang, que em breve estará ai. Eis a nossa parka...



Quem quiser adquirir uma parka novinha em folha, a parka oficial do Vespa Gang, mande um email para maildogang@gmail.com a dizer: eu quero uma parka dessas!
Depois entregamos aqui em Lisboa, num local a combinar, enviar apenas tamanho e altura para tirarmos as medidas e a tua parka ficar a maneira. Limitado ao stock existente.