Monday, April 25, 2005

Dutra, o ponta-de-lanca.


vespaoDutra
Originally uploaded by glennlove.
Todos os anos vem para Portugal e atravessa a Europa com a sua Vespa para representar as cores do Vespa Club de Lisboa e de Portugal.
Gosta de coleccionar as scooters mais estranhas do mundo como a Fuji Rabbit ou a nacional Casal Carina...
Ele trata por tu qualquer pessoa...o Herman que o diga.
Senhoras e senhores, de San Diego California..o nosso cromo mais dificil, o Dutra!

Nome: Eric Dutra

Quantas scooter tens?
Possuo cerca de 50 scooters. Varios tipos e modelos, algumas bem antigas desde 1951 ate as mais recentes. Honda, Yamaha, Vespa, Lambretta, Fuji Rabbit, Mitsubishi Silver Pidgeon, Velocette Viceroy, Ducati, Cushman e ainda 3 mini carrinhas e um carro, (que mais parece um mini carrocha da VW) Subaru de 1969, com 3m de cumprimento com motor atras de 2 cilindros a dois tempos com mistura automatico cilindrada 360cm3 com 25 cavalos e a 4 velocidades. Que me dao muito trabalho! Mas eu adoro os meus filhos... de aco!


Socio de algum Vespa Club?
Sim. Sou um dos fundadores aquando da reunificacao do Vespa Club USA (EUA) em 1992 e socio do Vespa Club de Lisboa desde 1993.


De San Diego para Lisboa vai uma granda distancia. Como vieste parar ao VCL?
Eu sou um luso decendente, que sempre viveu na comunidade portuguesa dos pescadores de atum numa localidade que se chama Point Loma, situada em San Diego-California. E pela primeira vez na minha vida em Julho de 1992, viajei para Portugal continente, Madeira e Acores (basicamente para uma grande Volta de Portugal). Quando cheguei a Lisboa, no primeiro dia da viagem. Comprei a Moto Jornal, onde encontrei a morada da loja de Vespas e Suzuki, nessa epoca era a Motorway. Imediatamente a seguir, encontrei um Vespista andando numa 50s e gritei para ele; "Leva-me ate a Motorway!!". Quando eu la cheguei, encontrei um socio do VCL chamado Valter Oliveira que me explicou quase toda a historia do VCL. Ele mostrou-me a cidade de Lisboa e acompanhou-me ate o aeroporto no mesmo dia. Nesse mesmo momento eu fiz uma promessa; tornar-me socio do VCL e voltar todos os anos a Lisboa, para representar o Glorioso VCL!


Marcaste presenca em quantos Eurovespa?
E qual foi o melhor?
Ja la vai numa duzia...desde 1993 ate 2004, tenho marcado presenca todos os anos! Penso que Eurovespa em 94 em Girona-Espanha, o da Tessalonikki-Grecia em 97 e sem duvida que o de 2004 em Lisboa foram os melhores!!

No ano passado fizeste a Paris-Lisboa em 24 horas numa Piaggio GT. Como foi essa
fantastica experiencia?
Sinceramente, foi uma das melhores experiencias que tive na minha vida! Pela amizade, pela rapaziada e a liberdade que se viveu naquela aventura. E sem a ajuda do Pedro Pinto, do Sr. Consul de Portugal em Franca e dos meus parceiros de viagem o Jose Joao Fonseca e Carlos Moreira nada disto teria sido possivel! O tempo esteve bom durante a maior parte da viagem, mas a chuva durante a noite, fez-nos perder muito tempo. E foi por causa dela que falhamos por apenas um par de horas, as 24 horas certas.

Tiveram alguns problemas mecanicos durante essas 24 horas?
Apenas duas velas lixadas, muita chuva e algum tempo perdido em Sao Sebastian (Pais Basco) por uma hora com medo de ficar sem combustivel!


Qual foi a tua maior viagem com uma Vespa?
24 horas de Vespa em 1996. Fiz Lisboa-Barcelona, numa sexta-feira dia 13, com a minha GS 150. Foram 21 horas e 1200 kms...sozinho.


Truques e dicas para uma viagem longa?
Muita paciencia, deposito sempre cheio, boa rapaziada como companhia, ferramentas varias, algumas pecas para algum caso de emergencia, telemovel...Mas acima de tudo, o desejo de alargar horizontes. Seguir os nossos sonhos e o pensamento que tudo e possivel nesta vida.
Vespar para sempre!