Friday, June 17, 2005

Manel das Vespas


Manel das Vespas na sua oficina
Originally uploaded by glennlove.
Hoje vao ficar a conhecer o nosso mecanico favorito, o famoso Manel da Vespas. Numa entrevista feita a poucas horas das merecidas ferias de Verao. Advinhem para onde ele foi de ferias?

Socio de algum Vespa Clube?
yap,sou socio do VCL.

Como e que entraste neste mundo Vespa?
Ja la val algum tempo,mas eu conto!
tudo começou quando era muito puto (prai 8/10 anos), aqui no bairro havia uma 50s branca com umas manchas a spray de cores florescentes,na qual dava pra dar umas voltas a pendura do tipo ir daqui ali.... passado uns anitos ja andava sozinho,mas a minha mae nao acha piada nenhuma.
A minha 1ºmota foi a mitica Yamaha DT LC, mas a vespa ficou-me atravessada, ate que, em 98 comprei uma 125 Sprint de 70 verde metalizada, era linda mas eu nao tinha carta. Andei por todo o lado fiz uns bons kms.
E foi com esta mota que tudo começou...ela avariava e eu arranjava, era uma vespa que fazia sucesso. Era so parar onde quer que fosse e havia sempre alguem que metia conversa,ou queria comprar ou tinha uma ou onde arranjava... Isto acontecia tantas vezes que começei a fazer pequenas reparaçoes numa garagem de um amigo meu e fui-me safando.
Agora tenho uma oficina que me dedico a 100% a estas belas maquinas.

Qual foi a Vespa que te deu mais gozo a montar?
Todas as vespas que monto dao-me muito gozo. Da minha oficina nao saem clones, ha sempre um ou outro promenor muito pessoal. Se a vespa é tua e é pra ti, tu é que tens que escolher o que mais gostas... Tudo é possivel!!
Mas sem duvida que ate hoje houve uma...a do Joao Roque. Uma vbb azul com disco a frente, traseira arredondada, pormenores e muito trabalho.

Quais sao as alteracoes ou pedidos mais estranhos que te fizeram na tua oficina?
Nunca me pediram coisas estranhas,e espero que a moda dos ratbikes nunca chegue as vespas.
As alteraçoes que actualmente me pedem mais, é pra vitaminar os motores, por a andar mais um bocadinho ou entao para por um travao de disco na frente.


E o maior problema (mecanico ou estrutural) da uma Vespa?
A vespa é uma excelente maquina e esta ca para durar. Tem é de ser cuidada.
Existe sim, um problema, os sino-blocos, ao fim de algum tempo acabam sempre por ceder ao peso do motor, o qual fica de lado.
Em termos de motor so me lembro das embraiagens das 50s, ou sao muito duras ou patinam, é raro ficarem excelentes...

E o melhor motor?
ja pensaram o que levou Nelson Piquet a fazer um anuncio a PX125 T5??
Sem duvida o T5, é um motor que da gozo conduzir, tem uma excelente rotaçao e anda que nem um desalmado.


Quantas Vespas tens?
Tenho duas vespas, uma P125X com motor T5 e uma 150 Sprint toda podre e desmontada.

Ja te aventuraste numa grande viagem com uma Vespa?
ja me aventurei em muitas viagens de vespa, ja corri o pais de norte a sul. Mas o meu principal destino e o algarve, nao sei porquê mas diverto-me bue ir ate la abaixo sempre pela nacional, é giro e ficamos sempre com alguma coisa pra contar.
Em viagens maiores, vou sempre sozinho. Em grupo, so em passeios de fim de semana ou encontros tipo Iberovespa.


Manel das vespas 965436142
email: emanuelalmeida@hotmail.com