Sunday, December 03, 2006

O gang esteve a conversa com dois mods brasileiros.

Londres, ano 2001. Aquela cidade onde se viam jovens vestidos com fatos ou parkas
a andar de Vespas ou Lambrettas e a curtir a vida aceleradamente já não mora aqui.
Quando lá estive nesse começo de século poucas reuniões de jovens se viam nas ruas, nem punks com moicano colorido. A década de noventa foi individualista.
O medo de final do século? A banda sonora tinha sido o jungle, o drum & bass e o trip hop, que tirando algumas contaminações tropicais era geralmente soturno e carregado como uma nuvem de Inverno.
Tate Modern, exposição Century City – Art and Culture in Modern Metropolis. Foi lá que fui num dia sem chuva. E entre as nove cidades selecionadas estava o Rio de Janeiro entre 1950 e 1964. Uma época de luxo; A construção de Brasília e a arquitectura moderna exemplificada em Oscar Niemeyer e sob o signo de Le Corbusier, o Cinema Novo, as inovações plásticas e vanguarda poética do Neoconcretismo, a Bossa Nova a conquistar o mundo...Modernismo à brasileira. E ainda nessa década mas não abrangido pela exposição, o Tropicalismo de Caetano Veloso e amigos.
Final de 2006. Parece que “mods not dead” em Londres. E não só, no Brasil,
também existem modernistas, poucos é certo, mas existem. Falei com dois deles;
O Danimod, 24 anos, de Curitiba, e a Dianeking, 20 anos, de São Paulo.


Diane Diane King
O que é ser mod?
Diane - Não sei explicar em palavras, se soubesse todo mundo entenderia o que é ser um.
Danimod - A tendência dos mods, segundo o seu próprio simbolo é sempre rumar para algo actual, seja na arte, na literatura, na arquitectura e também na música, porém não se rotular somente na música, como acontece com 99% de quem se diz mod actualmente.

E ser mod no Brasil? Existem muitos?
Diane - No Brasil a maioria das pessoas não sabem o que significa ser mod ou o que é Mod. E os que sabem, poucos conseguem definir o que realmente é ou entende do assunto. Eu mesmo antes disso tudo não sabia que existiam ainda mods, principalmente em São Paulo, depois fui descobrindo que existem simpatizantes do movimento fora daqui também.
Danimod - Por aqui, as regiões de clima frio propiciam esse estilo de vida, fazendo com que surjam sempre novas turminhas em Porto Alegre, Curitiba, São Paulo e alguns isolados pelo interior do Brasil, porém com a banalização da Internet “mod virtual” está em toda a parte. Mas isso é outra conversa.

Capricham no visual ou é mais casual?
Diane - Aqui existem poucos Mods fiéis, falo Revivalistas e tal. Dá para contar nos dedos, infelizmente muitas pessoas acham que o movimento mod só foi nos anos 60, é o visual mais conhecido por aqui, mas mesmo assim não são tão tradicionalistas.
Danimod - As regiões frias tendem a deixar o pessoal com um visual mod 60´s, nas regiões mais temperadas a moda casual do mod revival impera.

Existe um passado mod ou algo similar no Brasil?
Diane - Que tenha sido muito importante acho que não. Pelo que estou me lembrando não.
Danimod - A cultura mod aqui foi totalmente baseada no que acontecia na Europa, quando o movimento mod surgiu na Europa no Brasil a onda era Jovem Guarda, que em nada se assemelha à cultura mod.

Quais as vossas actividades no movimento?
Diane - Bom, ajudo a organizar a Start!ModClub com mais seis pessoas os " Amigos Invisíveis" é a única actividade cultural em que participo, fora isso sair com os amigos para a cidade, bebericarmos, desfrutar da cinza cidade de São Paulo e discutir sobre modernismo e correrias quotidianas.
Danimod - Quando me interessei pela cultura mod, no final dos anos 90, no Brasil não existiam nem 50 mods, foi quando comecei a organizar festas, shows, me tornei DJ especializado nisso e à 10 anos faço isso.

DanimodDani Mod

Bandas brasileiras actuais ligadas à cena? Assumidas e não assumidas.
Diane - Haha aí você me pegou, posso falar das de São Paulo, de outros estados eu não conheço muito para afirmar. Muitas bandas citadas tem apenas referências. São: Laboratório S.P, Efedrinas, The Charts (lendária banda dos anos 80 que retomaram as actividades agora esse ano novamente), Continental Combro, Faces e Fases, Transistores, Os Haxixins, Os Migalhas, ai! sei que estou esquecendo de mais!!!!!!
Danimod - Ira!, Laboratório SP, Charts, Efedrinas, em São Paulo. Relespública, Dissonantes, Mordida, Criaturas, Tarja Preta, em Curitiba. Reino Fungi em Joinville, St.Catarina. Beto Nichorn e Os Caras, Jupiter Maçã, em Porto Alegre.

Os Ira! na década de oitenta será que foram o mod revival brasileiro?
Diane - Foi na verdade a 1° banda a compor musicas/letras bem elaboradas e com toque de anfetamina. Foi a banda que no meio dos anos 80 no Brasil sabia falar de modernismo. Já ouviu a música " Ninguém Entende um Mod" do Ira? É quase aquilo hahahahah. Mas isso foi à 26 anos atrás. Hoje a banda praticamente acabou no ano passado acho, cada um com projectos paralelos para a Midia ver. Inclusive nossa próxima Start! terá como convidado fazendo um tributo ao The Who, Edgar Scandurra, ex guitarrista do Ira!
Danimod - Ira! Foi a primeira banda daqui que os integrantes se assumiram mods. Com o passar dos anos foram deixando essa vertente de lado, hoje só o Scandurra (guitarrista) ainda tem ligação com os mods.

E no geral, Dani, das bandas brasileiras antigas quais a tuas preferidas?
Danimod - Nunca fui fã da Jovem Guarda, acho uma espécie de lavagem cerebral na população que sofria com a ditadura militar da época, mas gosto da psicodelia do Ronnie Von, Os Brazões, Livepool, Umas e Outras, Gal Costa, Sá Rodrix e Guarabira, Tim Maia, Jorge Bem, Trio Mocotó.

Tirando São Paulo e Curitiba existem outros locais com movimentação mod?
Diane - Acho que em Brasilia está querendo aparecer um pessoal. Mas é mais Curitiba e São Paulo mesmo.
Danimod - Sim, Porto Alegre, Joinville, Dourados, Rio de Janeiro, Campinas, Ponta Grossa, Londrina, Brasilia. Porém uns três ou quatro casos isolados, sem formação de cena.


Nas festas o que o pessoal prefere? Old School mod, northern soul, ska,mod revival...?
Diane - Garage Sixtie! Mas nas festas que organizamos tocamos de tudo, eu em especial toco mais a linha anos 70..mais Revivalista e ska..para que as pessoas saibam que mod não é só ouvir Beatles, hahaha.
Danimod - Tudo isso bem alto e sem intervalo entre elas.

A cena de garagem é forte não só no Brasil como na América Latina, verdade?
Diane - Eu acho que ele é bem mais forte mesmo, mas acho que da América Latina o Brasil é mais garage, porque existem poucos HardMods ou mod Revivalistas, mas pelo que já vi em outros paises existe mais diversificação do que no Brasil.
Danimod - O garage rock está muito ligado ao punk aqui, assim no Brasil, Uruguai e Argentina, principalmente os dois últimos é bem forte sim. Tudo muito inspirado em Nuggets.

E brigas com rockers/rockabillys? Parece que havia em Curitiba.
Danimod - Existiam no meio dos anos 90, hoje são apenas lendas, todos bebem juntos no mesmo bar.

A cena em Curitiba começou com pessoal da torcida do Curitiba? Sendo o “país do futebol” a década dourada de sessenta com o Botafogo e o Santos têm importância?
Danimod - O facto dos primeiros mods de Curitiba serem torcedores do Coxa (alcunha do Curitiba) foi um mero acaso, pois era a mesma turminha da escola e eram ligados em costumes londrinos. O Rio nunca teve nenhuma ligação com a cultura mod, hoje se existe alguma manifestação lá é devido à Internet e nada mais.

Sabias que entre outros o Marcos Valle, o Ronnie Von, o Ed Lincoln ou o Carlos Lyra e a Nara Leão eram/são botafoguenses? Portanto o Botafogo é o maior.
Danimod - Simpatizo muito com o Marcos Valle e Ronnie Von, porém torço para o Fluminense.

E quanto a Vespas e Lambrettas? Existem scooter boys/girls por aí?
Diane - Scooters existe mais com a galera mod da zona leste! Fora do movimento mod existe mais do que dentro, nem todos podem comprar uma!
Danimod - Existem poucos devido às condições de trânsito daqui, mas quem tem scooter aqui está directamente ligado à cultura mod, porem não são muitos, o maior número de scooters está em São Paulo. Eu particularmente não tenho nem bicicleta.

Texto: O Rapaz do chapéu.
Leoneldejesus@gmail.com