Tuesday, February 13, 2007

Pelas ruas e becos de Inglaterra...



Aviso desde já que este post poderá provocar algumas mazelas. Nada de violento, mas mais de criar água na boca.
Pois vamos falar de viagens. Locais fora do nosso pais, a maioria delas conhecemos ou são nos familiares muito por culpa de músicos de filmes ou de fotografias que foram projectadas e produzidas em Inglaterra. Esssa mitica ilha que produz mais músicos por minuto e que idolatra jogadores de futebol entre muitas outras coisas que entretanto fomos compiando de uma oude outra forma. Um imaginário criado pela indústria pop rock nestes últimos 30 ou 40 anos, refiro-me principalmente a uma iconografia elaborada por artistas ingleses que povoam no imaginário de muitos fans pelo mundo inteiro.
E os ingleses são prodigiosos a criar estas imagens e produzir idolatrias ou mitificar artistas e tudo o que está relacionado a volta destes.
Sendo assim descobri alguns sites que promovem exactamente isso. A máquina não pode parar. Existem mais alguns mas estes mostram-nos os locais das filmagens do filme Quadrophenia, rodado em 1979, entre Londres e o Sussex concretamente na mítica praia de Brighton no sul de Inglaterra. Ora ai está, agora podem roer de inveja, o gang está já a pensar nas férias e na ida ao Reino Unido em Agosto para participar no maior encontro de Vespas e Lambrettas, a acontecer na última semana de Agosto na Ilha de Wight. A viagem ainda está a ser planificada, mas está certamente nos meus planos uma entrada triunfante do nossso vespa gang em Brighton! Vai ser memorável. Alguns dos locais por onde vamos passar estão aqui
Mas acabadinho de ser feito e inaugurado online, surgiu este England Rocks!, um guia on line muito completo que contempla locais como o Abbey Road em Londres onde os Beatles gravaram os seus álbuns miticos, os estádios de futebol, as lojas de discos mais importantes, as salas de concertos ou mesmo a rua onde o Bob Marley morou em Londres, o restaurante onde o Paul Weller ia jantar todos os dias. Ou a estação de metro onde os Madness foram fotografados para a capa de um álbum. Enfim quase todas as referências importantes para um fã, que estão inscritas na história do pop rock nestes ultimos 40 anos.
É por esta e por outras que os bifes continuam a lançar icones pop quase todos os dias. Quem sabe, sabe...
From the Animal to the Zuttons and every place in between...carrega aqui