Monday, June 18, 2007

The Profilers; A primeira entrevista

The Profilers-1

Na tarde de Sábado do Modweekend o Gang aproveitou para entrevistar em exclusivo e em estreia absoluta a novíssima banda The Profilers. E se digo novíssima é porque é.
Foi em Março deste ano que a banda, apesar de antigas experiências de alguns membros, foi formada. Anda por ali jazz, bossa nova, lounge, cabaret, algum pop...e a voz cool da San. Foi com ela e com o baixista Mr.Big esta pequena entrevista.

A vossa imagem no myspace e alguns nomes que vocês usam parecem inspirados no “Cães Danados” do Tarantino. Coincidência ou não?
Mr.Big - É, foi uma das coisas que nós fomos buscar, eu sou fã e mais alguns de nós e quando começámos a criar as músicas fomos buscar aquela imagem, um bocado à pressa, coloquei as nossas caras e aquilo ficou.

Tirando aquelas três músicas do myspace vocês têm mais músicas?
Mr.Big – Temos uns oito temas assim mais consistentes e uma série de ideias.
San – Parámos agora um pouco para nos preparmos para esta primeira apresentação e para ir ao Festival do Entroncamento.

Como é que nasceu a banda?
San – Eles tocavam, eu conhecia-os, e eu e ele (Mr.Big) um dia pensámos que era engraçado fazer algo juntamente com eles em termos musicais. Então fiz uma versão primeiro, o “Cocaine” do Eric Clapton e ficou engraçada. Ele disse para eu tentar escrever umas letras e aquilo começou a nascer. Depois começámos a trabalhar com os outros músicos e toda a gente parece que arranjou ali um lugar e deu algo às músicas, muito ao seu estilo, mas que acabou por criar uma certa comunhão.
Mr.Big – Na altura houve o TMN Garage Sessions e aconteceu uma história engraçada pois gravámos mais dois temas e no penúltimo dia metemos à pressa num envelope e enviei para mim próprio...foi muito giro.

Selecionaste-te a ti próprio portanto...
Mr.Big – Sim, recebi a carta em casa, e claro não fomos. Mas pronto aquilo catalisou um bocado as coisas, nós fizemos aquelas duas, três músicas, juntamo-nos eu e San e dois guitarristas e fizemos um primeiro ensaio e a coisa começou a crescer muito depressa.

Desde Março não é?
Mr.Big – Finais de Março, princípio de Abril. Foi tudo muito rápido.

Portanto concertos foram muito poucos...
Mr.Big – Nenhum!

No vosso myspace, nos favoritos, estão lá vários estilos diferentes. Aquilo é representativo das vossas influências?
Mr.Big – Foi a San que organizou mas sim, vai um bocado por aí, das nossas influências.

No entanto não está lá nada de jazz ou lounge por exemplo.
Mr.Big – Por acaso não temos nenhuns...
San, cantoras de referência?
San – Amy Winehouse, Diana Krall, Debbie Harry, a Ambrosia dos Shivari também gosto muito, etc.

Vocês têm influências de bandas sonoras de filmes dos anos sessenta?
Mr.Big – Conscientemente não. Sou fã por exemplo das bandas sonoras dos filmes do Tarantino. Nós criámos ali um projecto em que há muita liberdade, não estamos apegados nem à formação da banda, é um conceito muito livre, o mesmo para as influências.

“Make love slow, enjoy the rule”. É um bom slogan? Fica o conselho para os leitores?
San – É um bocadinho de uma letra.
Mr.Big – Achei que é um slogan interessante.

myspace deles aqui