Friday, February 01, 2008

Scootering e novidades...

scootering

Parece estar cada vez melhor, a revista Scootering, uma autêntica biblia para todos os scooteristas que se prezem. A cerca de 2 anos assitiu-se a uma espécie de renovação na redacção da revista e cada número está mais acutilante. Ainda não me chegou as mãos, mas posso adiantar que pelos destaques este mês, temos muita coisa boa para nos encher os olhos e a mente hávida de fazer estrada e respirar óleo queimado. Sim, porque isto de andar de Vespa ou Lambretta é um estilo de vida muito próprio e repleto de vitalidade. Mobilidade, diversão e elegância são a nota dominante. Ou então não!.

ftarticle-2

Tal como cá, por terras de Sua Majestade, e como se preze todo o início de ano, fala-se dos eventos a ir, com quem ir... Se nos anos 80, contavam-se pelos dedos de uma só mão os eventos vespistas a ter em conta. Hoje em dia, já são tantos e em todo o lado, que o que importa mesmo é ter dinheiro e rins para aguentar tanta viagem. Por lá, também se discute o boom de eventos vespistas. Ir ou não ir, eis a questão.

ftarticle-3

E por falar em ir. Numa altura que se fala de viagens pelo mundo de moto. Fala-se muito em BMW's novas, artilhadas com a mais recente tecnologia, repletas de GPS, telemoveis por satélite e carros de apoio, como a aplamente divulgada viagem do actor Ewan McGregor (do Trainspotting e Moulin Rouge...) que foi da Escócia ao extremo da America Latina. Nada como olhar para trás e descobrir como se dava a Volta ao Mundo numa Vespa, nos bons velhos tempos quando não havia satélites, nem telemóveis, nem sequer televisão a cores! Como se demonstra neste número da revista , onde um inglês deu a volta ao mundo na primeira das Douglas Vespa de série estavamos no ano de 1956. Não foi o único sequer! Ainda hoje em dia, anda muito boa gente por ai a rolar na sua Vespa. Isto sim, um feito histórico e repleto de significado e aventura. Mais um exemplo, para aqueles que acham que fazer Lisboa-Porto numa Vespa com 20 ou 30 anos é uma coisa do outro mundo!. Como diz o Manel; Ximbora!!...Deixem-se de conversa e metam-se a estrada!

ftarticle-4

Neste número da revista, e numa altura que a Piaggio anuncia abertura de uma fabrica na India (antiga LML) e outras fabricas no Vietname e na China. Fala-se de uma bela Vespa, Made in India. Um excelente exemplo de como se pode aperfeiçoar uma Vespa, em produção industrial. Trata-se da 100cc Vespa PL170 feita sob licença da Piaggio pela Andhra Pradesh Scooters Ltd na India e tem tudo o que uma Vespa merece ter. Elegancia e carisma, sem Sari!

ftscoot2

Neste número também podemos ver algum modelos, artilhados com a mais recente tecnologia.
Calma, que ainda não chegamos aos injectores electrónicos e motores a electricidade. Vespa é Vespa. As outras scooters gostavam de ser como a irmã mais velha, apesar da roupa nova e dos mais recentes adereços fashion. Mas aqui a tradição ainda é o que era, apesar de alguns toques street racer como prova o exemplar abaixo...

ftscoot3

O Scooterismo é uma nação.
Que o diga o nosso companheiro Tiago do Scooter PT e adepto das Lambrettas que quase aposto quando vir estas pinturas nestas Lammy's (n.r.: nickname dado carinhosamente as Lambrettas) vai chorar por mais...

madness460

Mas a Scootering não é só maquinas, fala-se de música também e oferece uma curiosa entrevista a Suggs, mítico vocalista dos Madness. Passo a transcrever, apenas o início da entrevista, feita num Pub em pleno coração do West End londrino num destes dias.

Scootering: Suggs, conta-nos o teu histórial com scooters?
Suggs: Neste momento tenho uma Vespa PX 200 e uma nova Vespa 250 GTV. A primeira scooter que tive, foi uma Lambretta Jet 200, castanho chocolate, que eu e o Lee (outro membro dos Madness) encontramos na Caledonian Road. Isto em meados dos anos 70, quando havia imensas Lambrettas e Vespas dos anos 60 a circular e era usadas diariamente por toda a gente. Não como hoje em dia, que vemos as mesmas como elementos de colecção. Podias comprar uma Vespa por uma ninharia. Posso te dizer que tive 3 que foram roubadas, entre o final dos anos 70 e ínicio dos anos 80, aquando o Mod revival disparou!”

Entre outros artigos interessantes, podem subscrever a Scootering aqui

Outras noticias do dia (hoje estamos muito produtivos!!):

Está de volta ao grande ecran Phil Daniels, actor de Quadrophenia. Freebird estreia hoje em Inglaterra. 3 paquetes motociclistas que fartos da sua vida diária em Londres resolvem ir para as montanhas da Escócia, num fim-de-semana, em busca de uma quinta cheia de marijuana. Por lá encontram um ambiente hippy e o sentido da vida, mas cedo descobrem também, dois gangues biker rivais que os ameaçam e os perseguem insistentemente.
Trata-se de um filme cómico, que além de Phil Daniels conta com a participação de Gary Stretch e Geoff Bell, a realização deste filme esta a cargo de Jon Ivay. Let's look at the trailer...



Este fim-de-semana, Modernist Out no Grémio Lisbonense...

MNO - FEVEREIRO - CONVITE