Wednesday, March 05, 2008

Duffy (classe de 2008)

Duffy

Tudo a aponta para que a jovem cantora escocesa Duffy, tenha o seu álbum de estreia nos principais tops mundiais e faça dela a nova estrela da pop a escala global.
Segundo o The Sun; Rockferry, foi posto a venda na passada segunda-feira no Reino Unido e conseguiu vender mais de 60,000 cópias num único dia. Um número significativo que representa quase a totalidade das vendas do Top 10. E uma entrada fulgurosa nas tabelas de venda, de sexto para primeiro lugar, o seu mais directo concorrente é Dig, Lazarus, Dig!!! de Nick Cave And The Bad Seeds- o 14º da carreira deles- que também foi lançando na segunda-feira.
Os números de vendas de Duffy, são brilhantes para um álbum de estreia. Tudo aponta para a marca de 300,000 cópias vendidas num só fim-de-semana, que é um record pertencente aos Artic Monkeys.
Segundo os analistas e observadores, Duffy tem a vantagem de ser uma cantora que consegue chegar a um público de várias idades com o seu toque Dusty Springfield e uma vibração que remonta aos anos 60.



Curiosamente, na passada semana, em conversa com um amigo inglês que vive cá. Ele falou-me que dos dois concertos que foi ver recentemente em Londres, um de Kate Nash e outro de Duffy. As expectativas dele eram grandes em relação a Kate Nash e a Duffy nem por isso. E saiu tudo ao contrário. Disse-me maravilhas da Duffy e da sua banda ao vivo. Será injusto comparar Dusty com Duffy, mas segundo a futura estrela é uma honra essa comparação à grande Dusty Springfield.
Pessoalmente ainda não tirei as minhas conclusões. Vou ali e já venho ouvir o tal Rockferry, o álbum de estreia da menina escocesa. Pois este single Mercy não me sai da cabeça. Muito também devido a linha de baixo de Stand By Me...e um som 60's Soul... Será que estamos perante mais uma estrela pré-fabricada por uma editora do tipo Joss Stone, que quer facturar o mesmo sucesso de Amy ou Mark Ronson? Será o regresso da blue eyed soul inglesa?
O video de Mercy, vai concerteza agradar a muito membros do nosso gang, fãs de Northern Soul (oi Pedro 42!...)... A Blue Eyed Soul britanica segue dentro de momentos. E vai haver muita discussão a volta disto. Ai vai, vai...

Mercy (ao vivo no Later...with Jools Holland em Novembro '07)