Thursday, March 06, 2008

Dusty Springfield (Classe de 1964)

Dusty, Cilla Black, Spence Davies at Radio Caroline
Cilla Black, Dusty Springfiled rodeado por Spencer Davis e os The Bachelors durante uma visita aos estúdios da Radio Caroline

Dusty Springfield (n. em Ealing, Londres a 16 Abril, 1939) cantora inglesa dotada de uma voz singular que nos remetia a soul. Após uma breve passagem por duas girls band, surge a solo em 1963 com o hit "I Only Want To Be With You", um tema de inspiração na linha de montagem de Phil Spector e da Motown. De logo foi apelidada de "White Negress" ou "Rainha branca da Soul". Dusty, como fã da música Soul, promove este estilo á primeira divisão da pop, dando destaque a muitos artistas negros num programa de televisão que fez história. The Sound of Motown, foi um série de programas especiais incluidos no muito popular programa de televisão, Ready, Steady, Go!!. E onde Dusty, partilhava o ecran e o palco com artistas da editora de Detroit, até ai desconhecidos do grande público inglês ou que nunca tinham aparecido nos televisores europeus. Em 1964, na Africa do Sul, promove um concerto misto para negros e brancos, o que lhe valeu uma expulsão imediata do país. Nesse mesmo ano, ganha o prémio de melhor artista feminina pelos leitores do New Musical Express, batendo claramente as suas opositoras, Lulu, Cilla Black e Sandie Shaw.
Entre 1966-67 e em 69 apresentou o seu próprio programa de televisão, um misto de talk show com actuações musicais, onde surge pela primeira vez no Reino Unido, Woody Allen e Jimi Hendrix. Aliás é mítico essa aparição de Hendrix, onde os dois fizeram um dueto electrizante no tema Mocking Bird.

philips40371

Temas mais conhecidos de Dusty Springfield, "The Look Of Love" da dupla Burt Bacharach e Hal David para a banda sonora de Casino Royale. "Son Of Preacher Man" foi igualmente outros dos hits de Dusty, podem-no encontrar no filme Pulp Fuction de Quentin Tarantino. Com o movimento hippie e a vaga psicadelica, a carreira de Dusty sofreu um revês. Em 1987, os Pet Shop Boys resolvem fazer um dueto com Dusty em "What Have I Done to Deserve This?" e "Nothing Has Been Proved", ambos os temas escalam o top 20 em Inglaterra e nos Estados Unidos. Levando Dusty novamente para os lugares cimeiros dos Top's e agora perante uma nova geração. Entre 1996 e 1999 lutou contra o cancro da mama, acabando por falecer no dia 2 de Março de 99.

Dusty

"I Only Want to Be with You" 1964


Dusty e Marta Reeves & The Vandellas, Supremes... no "The Sound Of Motown", especial do Ready, Steady, Go! gravado a 28 Abril de 1965 nos Wembley Studios em Londres.